sábado, 12 de junho de 2010

Quando os amantes se encontram...

Beltane o ritual da fogueira, do amor e abundancia, em sintonia com o dia dos namorados, e com nossas festas juninas!
         

Você sabia que o dia dos namorados que comemoramos aqui no Brasil no dia 12 de junho tem também uma origem nos rituais pagãos de antigamente?

Na Europa esses rituais estavam em sintonia com os ciclos da terra e do sol. Quando o astro rei está seguindo seu curso luminoso, fogueiras eram acesas e com muita alegria os aldeões comemoravam a promessa da chegada do calor e do retorno da vida. Lembrando que nesta data, no hemisfério norte, eles estão saindo da primavera e entrando no verão. Assim rebanhos presos no inverno eram soltos para pastar livremente e a terra poderia brevemente receber a semeadura.

Há neste sabbat uma forte conotação sexual que influenciou também a tradição de chamar o mês de maio como o mês das noivas e das mães, já que em rituais pagãos jovens eram oferecidas em encontros sexuais para consagração da terra, em cultos realizados em volta da fogueira. Posteriormente 1 de maio foi a data estimada para esta comemoração. 
Contam que as cinzas destas fogueiras eram guardadas e usadas para purificar as casas e trazer abundancia.
Se refletirmos sobre as emoções desses rituais, vamos observar que amor, sexo quando feito com uma conexão profunda revigora, trás bem estar, e saúde a qualquer pessoa.

Para você ter uma idéia da importância dessas festas pagãs para os povos primitivos, saiba que a igreja católica não conseguiu destruí-las e nem descaracterizá-las, ao contrario esta instituição incorporou as celebrações à Deusa, consagrando esses rituais antigos, e suas fogueiras à seus santos. Assim Santo Antonio que morreu em 13 de junho de 1231, se tornou popularmente conhecido como o santo casamenteiro.  São João foi associado as fogueiras, porque diz a história que a prima de Maria acendeu uma fogueira para avisar o nascimento do seu filho, que na idade adulta batizou Jesus. E São Pedro e São Paulo os fundadores da igreja também ganharam festejos associados ao fogo purificador e ao amor.

Assim quando você for participar dessas comemorações tão comuns, e importantes em nosso país, lembre-se de também honrar a Deusa.

Interessante não é?
Acho que precisamos desmistificar a bruxaria.
Nos tempos antigos, talvez até pela necessidade, já que as pessoas dependiam da terra para colherem seus frutos e alimentos, esses povos observavam com mais respeito os ciclos da natureza, que era vista como a Deusa.
Hoje tão poderosos, e com supermercados cheios de ofertas, de comidas diferentes, esquecemos de como é difícil cultivar e cuidar da terra. Estamos tão afastados desse tipo de compromisso, que esquecemos de valorizar coisas básicas, e nos desconectamos das forças naturais.
A bruxaria, e o culto da natureza é uma tentativa de resgatar nossa sensibilidade e nos aproximar de Deus, da Deusa que vibra nas coisas simples.

Se você gostou comente. Tem sido muito interessante a troca de idéias entre as pessoas que seguem este blog...

Um beijo da Maria Silvia

3 comentários :

  1. Deveriamos mesmo honrar mais a natureza e utilizá-la de forma sadia e respeitosa.Estamos acostumados a usar tudo pronto... vindo de supermercados..., que quando fazemos algo somente utilizando a natureza ñ é bem visto...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Maria Silvia! Não sabia que estas datas vinham também de rituais pagãos. O cristianismo adotou a tática do "se não pode contra eles, junte-se a eles", depois mude a forma. Por isso cresceu tanto. As Brumas de Avalon, livro de ficção, mostra bem essa pressão do criastianismo crescente sobre as religiões pagãs. Fica a dica pra quem nunca leu.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que um pouco do resgate dessas tradições fariam do mundo um lugar bem melhor. Digo isso até sem relacionar crenças ou religiões... Mas se pudéssemos simplesmente respeitar mais a Terra que é o nosso lar, teríamos bem menos problemas com coisas quase cotidianas hoje como aquecimento global, poluição e etc.

    ResponderExcluir