terça-feira, 20 de setembro de 2011

Sagração a Primavera


Sempre gostei de romance, de histórias de amor que terminam bem. E nada mais romântico do que pensar em flores, em coisas bonitas e românticas como a primavera. Isso me motivou anos atrás a pesquisar os ritos antigos de celebração do equinócio da primavera, que é o momento do ano em que o dia e a noite tem igual duração.
Afinal porque os povos antigos celebravam a Primavera?
Mergulhando na Wicca, antiga religião da Deusa, descobri que a mãe natureza recebia diversos nomes de acordo com o local e cultura popular, e que em cada mudança de ciclo a Terra era louvada em rituais.
         No Brasil como não temos as estações assim bem definidas e vivendo em cidades grandes como São Paulo, muita gente esquece dessas nuances que dão sentido e colorido a vida.
Primavera é renascimento, esperança e abertura, mas é também um tempo incerto agravado pelas mudanças climáticas causadas pela nossa passagem irresponsável pelo planeta. Mas como dizem os mestres as coisas se completam, e é preciso movimento, transformação para se tomar consciência que é preciso agir diferente com mais respeito pela natureza, e que isso depende de nós.
Atenta ao mundo a minha volta comecei observar melhor o jardim de Alpha Lux, pois o universo foi tão generoso conosco que nos ofereceu duas arvores frutíferas que emolduram um ambiente cheio de plantas, que no meu pensamento romântico, deveria estar muito lindo na primavera, mas não é assim que acontece. Percebi que em todas as épocas do ano surge um foco de atenção e de beleza. Num momento são os frutos nascendo, noutro as frutas que precisam ser colhidas, um florada do bico de papagaio. Enfim o jardim é vivo, e esta em constante transformação precisando de limpeza e manutenção. Exatamente como a nossa vida. Em cada momento, em cada ocasião temos algo para pensar, algo para resolver, algo para chorar ou algo para celebrar.
Penso que os ciclos da vida dão um sentido para nós quando paramos e nos observamos. Quando traçamos objetivos, quando repensamos caminhos quando as coisas dão errado, quando trabalhamos para concretizar sonhos. Por isso é fundamental pararmos e observarmos a nossa conduta e expectativas.
A celebração de um ritual depende da força do coração puro de quem celebra, e das intenções que estão por trás das palavras, pois o universo dialoga conosco em cada pequeno ato, em cada amigo que cruza nosso caminho. O universo fala conosco através dos sinais que recebemos, pois estamos o tempo todo interagindo com a natureza. Assim devemos lembrar que cada pequeno ato nosso influencia o meio em que vivemos. E se você não está feliz sempre é tempo de fazer diferente.
Desejo que a primavera faça florescer em você lindas flores de bons pensamentos, de boas ações,  generosidade, paciência, amor, solidariedade. E que as sombras daquilo que você já foi e que não deseja mais ser, sejam limpas na chegada das chuvas. Enfim desejo que você em sintonia com as benção da Mãe aproveite cada momento para ser mais feliz.

No próximo Sábado dia 24 às 13:30 hs no Workshop Aulas de Ascensão farei a Celebração da Primavera. Todos estão convidados. Informe-se na secretaria de Alpha Lux no tel: 3673.4824.

Um beijo a todos ,

Maria Silvia 

Nenhum comentário :

Postar um comentário